Então

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Tatuados arrependidos



Fazer uma tataugem é uma decisão bem particular, até porque colocar algo no corpo que você sabe que não poderá tirar (pelo menos não facilmente), tem que pensar duas vezes.

Marjorie Estiano - Tatuagem


Um em cada quatro jovens de 18 a 30 anos nos EUA tem uma tatuagem e cerca de 80% deles dizem estar satisfeitos por tê-la feito. A outra face da moeda é que um em cada cinco tatuados se arrepende de ter marcado sua pele com tinta e gostaria de removê-la. Só cerca de 6% farão isso, mas cada dia há mais consultas para eliminar tatuagens - também porque cada dia mais pessoas se tatuam. Esses são os principais resultados de um estudo americano que analisa os motivos pelos quais os cidadãos se tatuam e por que mais tarde querem apagar os desenhos da pele. As conclusões desse relatório podem ser extrapoladas para a Espanha, segundo especialistas consultados.



O estudo, com dados da Sociedade Americana de Dermatologia e publicado ontem na revista "Archives of Dermatology" da Associação Médica Americana, foi realizado por profissionais de quatro clínicas dermatológicas do Arizona, Colorado, Massachusetts e Texas. Suas conclusões se baseiam nas respostas dadas por 196 pessoas tatuadas que procuraram os centros citados: 25% para a primeira consulta, 55% estavam apagando tatuagens e as demais já tinham apagado alguma e agora queriam apagar outra.

Um dos dados mais relevantes é que duas em cada três pessoas que queriam eliminar tatuagens são mulheres. Cruzando esse número com os dados obtidos em outro estudo realizado em 1996, observa-se uma mudança de tendência: há dez anos 65% dos que queriam limpar os desenhos da pele eram homens.

O perfil da mulher que quer eliminar a tatuagem, segundo o estudo americano, é de 24 a 39 anos, com estudos e solteira, embora com uma relação estável ou inclusive com filhos. Dois terços dos tatuados que querem eliminar suas marcas as fizeram quando tinham entre 16 e 23 anos - em 1996 eram maioria na faixa de 12 a 19 anos - e os motivos que os levaram a marcar a pele na época foram o desejo de se sentir diferente (44%), de reafirmar sua identidade e independência (33,5%) ou simplesmente como uma experiência a mais (28%).




Eliminar uma tatuagem é muito mais caro do que fazê-la." É o que reconhecem dermatologistas e especialistas em medicina estética. Eles admitem que mais de um paciente comentou: "Se eu soubesse disso não teria feito". Apagar aquele desenho tribal ou as fadas, mariposas ou letras japonesas que decoram alguma parte do corpo pode oscilar entre 1 mil e 6 mil euros, pelo menos dez vezes mais do que custou fazê-la.

O preço depende do tamanho da tatuagem e das cores empregadas: o preto é mais fácil de eliminar; os vermelhos, amarelos e laranjas, quase impossível.

Essas questões e o tipo de desenho determinarão o número de sessões necessárias para apagá-la. O habitual é de cinco a dez sessões, porque não podem durar muito (cerca de um quarto de hora) para não danificar a pele.

TATUAGEM
"Quero ficar no teu corpo feito tatuagem
Que é pra te dar coragem
Pra seguir viagem
Quando a noite vem.
E também pra me perpetuar
Em tua escrava
Que você pega, esfrega, nega
Mas não lava.
Quero brincar no teu corpo feito bailarina
Que logo se alucina,
Salta e te ilumina
Quando a noite vem.
E nos músculos exaustos
Do teu braço
Repousar frouxa, murcha, farta,
Morta de cansaço.
Quero pesar feito cruz nas tuas costas
Que te retalha em postas
Mas no fundo gostas
Quando a noite vem.
Quero ser a cicatriz risonha e corrosiva,
Marcada a frio
A ferro e fogo
Em carne viva.
Corações de mães, arpões,
Sereias e serpentes
Que te rabiscam o corpo todo mas não sentes."

Chico Buarque de Holanda & Ruy Guerra

Nenhum comentário: