Então

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Marrocos


Faz tempo que o Marrocos embala a fantasia dos ocidentais: desde pelo menos 1942, quando o filme Casablanca estourou nos cinemas com Bogart, Bergman e um cenário para lá de fake, montado nos estúdios da Warner, em Los Angeles. Na vida real, o que não falta é cenário.








Banhado pelo mar Mediterrâneo e pelo oceano Atlântico, no noroeste da África, o Marrocos tem o pôr-do-sol do Saara.
Para completar, seus 30 milhões de habitantes formam um mosaico humano fascinante: vêem-se mulheres de jeans e de burca circulando na medina, uma multidão interrompendo suas atividades para rezar, e fotos do rei Mohammed VI por toda parte até nos bares.





O islamismo, claro, é a religião oficial, e a esmagadora maioria da população é muçulmana. Mas o país abriga também comunidades judaicas e católicas.









São apenas os 15 quilômetros do estreito de Gibraltar que separam o Marrocos da Europa mais precisamente, do sul da Espanha. Mesmo assim, é outro mundo.





Viajar para o país é mergulhar com todos os sentidos nos encantos do mundo árabe, só que mais perto e com bem mais segurança do que em outros países muçulmanos.










Não é à toa que cerca de 3 milhões de turistas visitam o país a cada ano: eles descobriram que o Marrocos é bem mais perto do que se imagina "pra lá de Marrakesh" é só um jeito de dizer.






Nenhum comentário: