Então

quarta-feira, 11 de março de 2009

Curitiba: Melhores Defeitos, Piores Qualidades



Para comemorar os 316 anos de Curitiba, o cartunista e escritor Dante Mendonça lança no dia 28 de março (sábado, a partir das 11 horas, no Restaurante e Bar do Passeio Público) o livro “Curitiba: Melhores Defeitos, Piores Qualidades” (Editora Bernúncia, 288 páginas). Com “orelha” de Jaime Lerner, a biografia não oficial de Curitiba conta das tradições, das críticas que a cidade já teve e tem, e das manias dos curitibanos com seus melhores defeitos e piores qualidades.

A “Potylândia” (a cidade de Poty Lazzarotto) é um dos capítulos, onde Dante Mendonça mostra um “mapa afetivo” de Curitiba desenhado pelo próprio Poty para um amigo em visita à cidade. Com exclusividade, um trecho da “Potylândia”, a oitava maravilha de Curitiba.


“Quando Poty morava no Rio de Janeiro, o advogado do artista e da Rede Globo, Luiz de Araújo Silva, veio conhecer Curitiba em viagem de turismo. Para não cair nas tentações do espeto corrido, o amigo carioca pediu então os rumos do bom e do melhor da cidade, mais as coordenadas para conhecer as obras espalhadas nesta Potylândia. O ilustrador de Grande Sertão: Veredas desenhou o seu próprio e singular mapa de Curitiba, com avenidas, ruas, bairros, esquinas, referências e observações. Os pontos, com desenhos a bico de pena, do roteiro para conhecer Curitiba a pé. Foi em 1984. Certa noite, no Bar e Restaurante Palácio, Luiz de Araújo Silva estava com a esposa consultando o mapa afetivo de Poty, quando um jornalista curioso, na mesa ao lado, perguntou ao casal onde haviam conseguido o inusitado mapa: Ganhamos do amigo Poty, para nos orientar na cidade, respondeu o advogado. O jornalista, mais do que depressa, pediu licença para fotografar a obra na redação do jornal Correio de Notícias, que ficava a poucas quadras. Assim foi feito. Dias depois o mapa foi estampado no jornal, contando a história de um carioca que conheceu Curitiba através dos traços de Poty. Fábio Campana foi o jornalista curioso e este que conta a história editou uma página inteira no caderno de Variedades"

Nenhum comentário: