Então

sábado, 18 de julho de 2009

Fascinado por combinações ? Conheça o Food Pairing.



O Food Pairing é uma ideia do bioengenheiro belga, Bernard Lahousee, que consiste em estabelecer uma lista de aromas de determinado alimento e buscar os mesmos aromas em outros alimentos e assim estabelecer uniões para criar receitas com combinações incríveis.

Em primeiro lugar, se catalogam as propriedades organolépticas de um alimento para estabelecer uma lista de moléculas aromáticas que o compõe, em segundo lugar, se pesquisam outros alimentos que compartem moléculas semelhantes com o primeiro alimento. Dessa forma chegamos ao esquema da foto acima, com todas as associações possíveis.

No caso do chocolate, temos uma árvore com uma série de combinações concebidas por aromas, agrupados em família (lácteos, frutas, frutas secas, hortaliças, licores etc.).
Na verdade Food Pairing se trata de uma interessante forma de combinar a ciência com a cozinha.

Tudo está nas mãos dos cozinheiros que desenvolvem as novas receitas, e que através dessa ferramenta poderão criar coisas muito interessantes.

Na imagem referente ao chocolate é fácil visualizar a mescla obtida através desse processo; por exemplo, o chocolate com a couve flor, o que na teoria é algo impossível, mas que por outro lado, apresentam aromas compatíveis que nos permitem substituir alimentos por outros em determinadas circunstancias.

Por último, isso nos faz recordar as cartas de vinho, sobretudo pelo trabalho de harmonizar os vinhos com a comida; durante muito tempo utilizamos o olfato dos especialistas para essa atividade, mas através dos estudos de Bernand, será possível substituir o olfato por máquinas que analisam os alimentos.
quer saber mais , aqui http://www.foodpairing.be/

Nenhum comentário: