Então

terça-feira, 21 de julho de 2009

Pensamentos negativos persistentes refletem mente socialmente sensível

Estudo na ‘Science’ discute tentativa de controle de compulsões.Cérebro gasta, na inibição, ao menos a mesma energia que gasta na ação.
Benedict Carey Do ‘New York Times’

As visões parecem subir do “sistema de esgoto cerebral” nas piores horas possíveis – durante uma entrevista de emprego, uma reunião com o chefe, um apreensivo primeiro encontro, um importante jantar. E se eu começasse uma guerra de comida com esses canapés? Zombasse da gagueira do anfitrião?

“Esse único pensamento é suficiente”, escreveu Edgar Allan Poe em “O Demônio do Perverso”, um ensaio sobre impulsos indesejados. “O impulso se desenvolve numa vontade, a vontade num desejo, o desejo numa compulsão incontrolável.” Ele conclui: “Não existe na natureza um desejo tão demoniacamente impaciente, como o daquele que, estremecendo frente à borda de um precipício, medita a respeito de mergulho.”


Ou medita sobre a possibilidade de estar doente?

Em alguns casos, a resposta pode ser sim. Porém, uma grande maioria das pessoas não age, ou raramente o faz, em tais compulsões – e sua suscetibilidade a fantasias rudes reflete, na verdade, o funcionamento normal de um cérebro socialmente sensível, segundo artigo publicado recentemente na “Science”.


Quer saber mais aqui
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1236809-5603,00-PENSAMENTOS+NEGATIVOS+PERSISTENTES+REFLETEM+MENTE+SOCIALMENTE+SENSIVEL.html

Nenhum comentário: