Então

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Microcontos de José Rezende Jr. são publicados em livro



Dayanne Sousa
O escritor vencedor do Prêmio Jabuti de 2010 na categoria contos, José Rezende Jr. lança nesta quinta-feira (3) um novo livro que reúne histórias curtas, com não mais que três linhas. Os microcontos que compõem o livro estórias mínimasnasceram na coluna semanal que o autor assina em Terra Magazine.
O lançamento acontece esta noite em Brasília. Cada uma das "estórias" do livro não tem mais de 140 caracteres, uma inspiração que veio do Twitter.
- Quando eu comecei a usar o Twitter, eu pensei "o que é que eu posso fazer com essas ferramentas?" - contou Rezende Jr. na época em que recebeu o prêmio literário por Eu perguntei pro velho se ele queria morrer (e outras histórias de amor)."Fiquei pensando se seria possível escrever um conto em 140 caracteres, fui fazendo e aprendi fazendo".
Mineiro de Aimorés, radicado em Brasília desde 1987, José Rezende Jr. estreou na literatura em 2005, com "A Mulher-Gorila e outros demônios"; em 2009, foi a vez do premiado "Eu perguntei pro velho se ele queria morrer (e outras estórias de amor)", ambos publicados pela 7Letras. O terceiro livro, estórias mínimas, que sai pela mesma editora, reúne os melhores microcontos publicados pelo autor emTerra Magazine. Todos eles, como diz José Rezende Jr., "obsessivamente lapidados".
Leia alguns dos microcontos do livro.
MONTANHA-RUSSA
O coração parou, fulminado, logo no primeiro looping. Mas continuou sorrindo, para não estragar o domingo dos filhos.
VÍCIO MALDITO!
O marido, que não fumava, saiu no meio da noite pra comprar cigarro. Voltou dez anos depois, com câncer nos dois pulmões.
ABRAÇO PARTIDO
Lava carros o dia inteiro, com o único braço. Só sente falta do membro amputado quando chega em casa, e abraça pela metade a mulher amada.
TEMPORAL
Quando chegou em casa, já não tinha casa.
O AMOR
Amaram-se como se fosse a primeira vez. E era a última.
fonte; Terra Magazine.

Nenhum comentário: