Então

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Bibliotecas de Curitiba são destaques na Alemanha


principal
 Na imagem, Farol do Saber na escola municipal Anita Merhy Gaertner
Foto: Cesar Brustolin/SMCS 

A Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba é destaque na revista alemã Bibliothek Forschung und Praxis (Biblioteca Pesquisa e Prática). A publicação especializada da área de biblioteconomia traz reportagens em língua alemã e inglesa e abriu espaço para ressaltar o trabalho feito nas 180 bibliotecas escolares e Faróis do Saber que compõem a rede curitibana.
"Ficamos orgulhosos com essa repercussão. A Prefeitura vem cumprindo com a meta de entregar bibliotecas em todas as escolas municipais, melhorando a qualidade do ensino público", diz a secretária Municipal da Educação, Liliane Sabbag.
A Bibliothek Forschung und Praxis é publicada três vezes por ano e tem quase 150 páginas. Nesta edição está a história da rede de bibliotecas escolares de Curitiba, composta por aproximadamente 790 mil livros e material multimídia e interligada por um sistema informatizado.
A revista também fala sobre a capacitação dos profissionais que trabalham para atender os estudantes e a comunidade que emprestam livros. Todas as unidades possuem espaços equipados, organizados tecnicamente segundo padrões biblioteconômicos, assim como agentes de leitura com perfil e qualificação adequados, bibliotecários e gestores da informação que garantem a implantação e a catalogação dos acervos e a execução de outros serviços.
O texto mostra ainda que Curitiba é o município com maior número de bibliotecas por 100 mil habitantes, segundo dados do 1º. Censo Nacional de Bibliotecas Públicas Municipais, do Ministério da Cultura.
principal
A revista mostra ainda fotos de estudantes da rede municipal nas bibliotecas Menino Maluquinho, da Escola Municipal Belmiro Cesar, no bairro Fanny; Viagem do Saber, na escola Helena Kolody, no Campo de Santana; e Sylvia Orthof, na escola Maria de Lourdes Lamas Pegoraro, no Cajuru.
Leitura - A Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba foi instituída no ano de 2007, em 18 de abril, Dia do Livro Infantil.
Até então, apenas 23 escolas municipais contavam com sala específica para os livros, que não tinham classificação bibliográfica. Outras opções para a leitura eram os 45 Faróis do Saber e a Biblioteca Central da Secretaria Municipal da Educação, especializada na área.
Os investimentos da Prefeitura para garantir espaços de literatura de qualidade incluíram a construção, reforma ou ampliação de salas, compra de material e acervo e formação contínua de agentes de leitura.
A previsão é que até 2012 todas as escolas municipais da cidade tenham bibliotecas com acervo médio de dois mil livros cada.
Dessa forma, a cidade será uma das primeiras a se adequar à lei federal nº 12.244/2010, que determina que, no período de dez anos, todas as instituições educacionais públicas e privadas do Brasil tenham bibliotecas com acervo mínimo de um livro por aluno matriculado.
Em março de 2010, a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares recebeu o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM), da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Governo Federal. O prêmio foi entregue em Brasília pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nenhum comentário: