Então

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Documentário de Silvio Tendler mostra trajetória histórica de Tancredo Neves


O novo filme do documentarista Silvio Tendler, "Tancredo, a Travessia", retrata a biografia e a participação do ex-presidente na vida política nacional. Amigos e colaboradores relembram sua figura e o trágico episódio da doença que o impediu de tomar posse na Presidência, em 1985.

de agosto de 1954, que levou esse Presidente ao suicídio; Primeiro-Ministro em seguida à renúncia do Presidente Jânio Quadros, em 1961, e à crise da posse do Vice-Presidente João Goulart; e candidato a Presidente da República e Presidente eleito, em 1984 e 1985, com a missão de restabelecer o governo civil no Brasil.

O objetivo é resgatar a verdadeira história de Tancredo, o homem moderado, mas que durante a sua vida pública enfrentou com extraordinária coragem grandes desafios em momentos cruciais da história política do país. Graças a sua atuação firme e serena, ele viabilizou a restauração da legalidade constitucional no Brasil, depois de vinte anos de ditadura.

Tendler revisita diversas páginas da história do Brasil que contaram com a decisiva intervenção do hábil político mineiro, tais como suas gestões para permitir a posse de João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros; as ligações com Getúlio Vargas; seu trânsito junto ao marechal Humberto de Alencar Castello Branco, o primeiro presidente militar; a tarefa de organizar a oposição ao regime militar, como um dos fundadores do MDB, e como um dos participantes da Campanha das Diretas, ao lado de Ulysses Guimarães.




fonte:Redação SRZD

Nenhum comentário: